Publicidade
Saúde

Saiba mais sobre a doença autoimune relatada pela atriz Cleo Pires

Atriz fez desabafo nas redes sociais e explicou que tem tireoidite de Hashimoto. Endocrinologista fala sobre o caso

Imagem da noticia Saiba mais sobre a doença autoimune relatada pela atriz Cleo Pires
Cleo Pires, atriz, em vídeo que relata doença autoimune
• Atualizado em
Publicidade
No último final de semana, a atriz Cleo Pires fez um desabafo nas redes sociais contando sobre a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que ataca a tireoide. Entre os sintomas relatados por Cleo, muitas dores no corpo e cansaço. 

"Não é fácil quando a Hashimoto ataca, você fica sem forças, fica sem energia, seu corpo dói, você não consegue fazer nada", afirmou a atriz. Além disso, a enfermidade também é responsável pela compulsão alimentar, outro problema que Cleo enfrenta há anos. "E tem fases que a compulsão vem e você não consegue ter domínio dela, e aí ela ataca muito a Hashimoto, e parece que você está doente mesmo, acabada, parece que passou um trator em cima de você", disse Cleo.

A doença causa inflamação na tireoide, uma glândula localizada na região anterior do pescoço e tem como função produzir hormônios que regulam a maior parte do funcionamento das células do corpo.

Outra doença comum é o hipotireoidismo, com sintomas como fadiga, cansaço, intolerância ao frio, queda de cabelo, pele seca e ganho ou dificuldade em perder peso ? situação da atriz. A síndrome de Hashimoto pode ter origem genética ou ser causada por estresse e excesso de iodo, muito presente no sal, por exemplo. 

A doença é identificada por meio de exame de sangue e o tratamento pode ser realizado por toda a vida - ou adequando e mantendo uma boa alimentação, ou com medicamentos - e, geralmente, ataca mais mulheres do que homens, de quaisquer idades. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade