"Fatalidades" podem acontecer após aplicação de peeling de fenol? Entenda
Esteticista responsável por procedimento que causou a morte de empresário de 27 anos foi entrevistada pelo Fantástico
A esteticista e influenciadora Nathália Becker disse, neste domingo (09), que a morte do empresário Henrique Chagas da Silva após aplicação de peeling de fenol foi uma "fatalidade". A declaração foi dada em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo.
"Nunca quis fazer nada para prejudicar ninguém, mas foi uma fatalidade. Fico nervosa de lembrar. E com toda a história do Henrique que eu vi, fiquei muito abalada, pensei que poderia ser comigo e não voltar para casa e ter meu filho", disse.
"Fatalidades" podem acontecer durante o procedimento? A resposta é sim, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
"Mortes podem acontecer por causa do peeling de fenol. A substância, quando toca a pele, pode causar uma arritmia específica no eletrocardiograma, em que o paciente começa a ter alterações nos batimentos cardíacos até o coração parar", explica Elisete Crocco, coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
No entanto, as complicações decorrentes do procedimento podem ser evitadas, segundo a especialista, com a verificação do estado de saúde do paciente antes da aplicação, além de hidratação e monitoramento cardíaco constantes no decorrer da aplicação da substância.
"Caso aconteça arritmia, é necessário que o procedimento seja suspenso imediatamente. Por isso é crucial o monitoramento", alerta.
Não foi o que aconteceu com Henrique. O procedimento foi realizado sem exames prévios pela esteticista Natalia Becker, que dá nome à clínica e tem 200 mil seguidores nas redes sociais. O rapaz, natural de Pirassununga, município do interior de São Paulo, não resistiu.
A SBD ressalta ainda que o procedimento deve ser realizado por médicos dermatologistas habilitados, em ambiente hospitalar, com o paciente anestesiado.
A clínica de estética não tinha autorização para realizar, entre outros procedimentos, o peeling de fenol e foi fechada na semana passada. Natalia pediu para interromper a entrevista concedida ao Fantástico depois de ser questionada sobre sua formação e quais substâncias utilizava em seus procedimentos.
Principais complicações do peeling de fenol
O procedimento é tóxico para o rim e também pode causar dor intensa, escurecimento de manchas, avermelhamento persistente da pele, cicatriz e infecção bacteriana, já que a substância entra em contato com a corrente sanguínea.
Outro fator de risco é a imprevisibilidade das complicações "independentemente da concentração, do modo de aplicação e da profundidade atingida na pele".