Taxa nacional de alfabetização ficou abaixo de 50% em 2023, diz governo
Dados divulgados por sistema do Inep mostraram que índice chegou a 49,3% há dois anos

Gabriela Tunes
A taxa nacional de alfabetização ficou abaixo de 50% e registrou 49,3% em 2023. É o que mostram microdados do resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
A pesquisa avaliou 18 mil dos 29 mil estudantes da rede pública. O estado com menor índice de alfabetizados foi o Tocantins, com 24,3%. E o maior, Ceará, ficou acima da média do Brasil, com 72,1% de alunos alfabetizados.
+ MEC divulga regras para uso de celulares, notebooks e outros dispositivos digitais em escolas
Margem de erro expressiva
De acordo com o Saeb, nos resultados relativos às unidades da federação, a margem de erro mostrou-se expressiva. Há considerável diferença na precisão (margem de erro) das estimativas da porcentagem de alunos alfabetizados entre os estados, calculados na avaliação amostral do Saeb 2023.
Por exemplo, na Bahia, a margem de erro foi a maior, de 21,5 pontos percentuais. E, em Tocantins, a menor, com 4,5 p.p.
+ MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia para 2025
A precisão dos resultados desta avaliação fica muito aquém da precisão dos resultados da avaliação dos estados, para estudar a alfabetização dos alunos em cada unidade da federação.
Contudo, nacionalmente, o resultado amostral do Saeb confirma tendência de aumento no nível de alfabetização detectado pelo Indicador Criança Alfabetizada, obtido por meio das avaliações estaduais censitárias, com resultados padronizados na escala do Saeb.
Na próxima quinta-feira (9), haverá a divulgação pelo MEC do Censo Escolar 2024, após dois meses de atraso na divulgação. O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.