Saiba quem são os 34 denunciados pela PGR por golpe de Estado
Além de Bolsonaro, a denúncia inclui os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, o ex-ministro Anderson Torres e o ex-chefão da Abin Alexandre Ramagem

SBT News
Quase três meses após o indiciamento de 37 pessoas por tentativa de golpe de Estado feito pela Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou a denúncia contra 40 investigados - três incluídos em dezembro de 2024 - por tentativa de golpe de Estado.
O documento foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (18), pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
+ Bolsonaro sabia e concordou com plano para matar Lula, segundo PGR
Entre os denunciados estão os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-chefão da Abin Alexandre Ramagem (atual deputado federal), além de Jair Bolsonaro.
Valdemar da Costa Neto, presidente do PL (partido de Bolsonaro), que havia sido indiciado, ficou de fora desta peça de acusação, assim como outros 6 denunciados.
A PGR denunciou os investigados por estimular e realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito; organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.
Saiba quem são os 34 denunciados:
- AILTON GONÇALVES MORAES BARROS
- ALEXANDRE RODRIGUES RAMAGEM
- ALMIR GARNIER SANTOS
- ANDERSON GUSTAVO TORRES
- ÂNGELO MARTINS DENICOLI
- AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA
- BERNARDO ROMÃO CORREA NETTO
- CARLOS CESAR MORETZSOHN ROCHA
- CLEVERSON NEY MAGALHÃES
- ESTEVAM CALS THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA
- FABRÍCIO MOREIRA DE BASTOS
- FILIPE GARCIA MARTINS PEREIRA
- FERNANDO DE SOUSA OLIVEIRA
- GIANCARLO GOMES RODRIGUES
- GUILHERME MARQUES DE ALMEIDA
- HÉLIO FERREIRA LIMA
- JAIR MESSIAS BOLSONARO
- MARCELO ARAÚJO BORMEVET
- MARCELO COSTA CÂMARA
- MÁRCIO NUNES DE RESENDE JÚNIOR
- MÁRIO FERNANDES
- MARÍLIA FERREIRA DE ALENCAR
- MAURO CÉSAR BARBOSA CID
- NILTON DINIZ RODRIGUES
- PAULO RENATO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO FILHO
- PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
- RAFAEL MARTINS DE OLIVEIRA
- REGINALDO VIEIRA DE ABREU
- RODRIGO BEZERRA DE AZEVEDO
- RONALD FERREIRA DE ARAÚJO JÚNIOR
- SÉRGIO RICARDO CAVALIERE DE MEDEIROS
- SILVINEI VASQUES
- WALTER SOUZA BRAGA NETTO
- WLADIMIR MATOS SOARES
Segundo a PGR, os denunciados integraram, "de maneira livre, consciente e voluntária, uma organização criminosa" constituída desde pelo menos o dia 29 de junho de 2021 e operando até o dia 8 de janeiro de 2023, com o emprego de armas.
A organização, ainda de acordo com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, "utilizou violência e grave ameaça com o objetivo de impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor um governo legitimamente eleito".