Política

‘Quem inventa muito nome é porque não tem nenhum’, diz Lula sobre candidatura de Flávio Bolsonaro

Presidente afirma que diversidade de pré-candidatos da direita revela falta de unidade no campo oposicionista

Avatar de Caio Aquino
C
Caio Aquino, com informações TV Alterosa
11/12/2025, 18:54 • Atualizado em 11/12/2025, 18:54
compartilhar
Lula e Flávio Bolsonaro | Imagem: Thiago Fontinelle

Lula e Flávio Bolsonaro | Imagem: Thiago Fontinelle

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (11) que a multiplicidade de nomes sendo apresentados pela direita para a eleição presidencial de 2026 é um sinal de falta de candidatos fortes, destacando especificamente a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Em entrevista à TV Alterosa, Lula declarou: “Quem inventa muito nome é porque não tem nenhum”, ao comentar a disputa interna no campo oposicionista.

Lula também comentou as especulações sobre possíveis adversários nas eleições de 2026, citando nomes que têm sido ventilados pela direita, como Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior, Flávio Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro. Segundo ele, a variedade de possibilidades demonstra que a oposição ainda não definiu um candidato competitivo.

O senador Flávio Bolsonaro anunciou oficialmente sua pré-candidatura à Presidência no início deste mês, afirmando ter sido escolhido por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para dar continuidade ao movimento político bolsonarista nas eleições do próximo ano.

A fala de Lula ocorre em meio a um cenário político em que sua pré-candidatura à reeleição em 2026 já está consolidada e, segundo pesquisas recentes, ele lidera as intenções de voto em cenários com Flávio como principal concorrente do campo bolsonarista. Em uma simulação divulgada pelo Ipsos-Ipec, Lula aparece com 38% das intenções de voto e Flávio com 19%.

Ao defender sua gestão, Lula ressaltou que o governo levou dois anos para “reconstruir” o país após períodos de crise institucional e econômica. Ele citou conquistas como a redução da inflação, o aumento real da massa salarial, a queda do desemprego e a implementação de programas sociais e de auxílio à população de baixa renda, como a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

O presidente também mencionou obras retomadas e políticas públicas, como o programa “Luz do Povo” e o “Gás do Povo”, além de investimentos habitacionais e incentivo a pequenas empresas. Segundo ele, esses avanços representam “a melhor política de inclusão social que esse país já teve”.

Covid na gestão Bolsonaro

Por fim, Lula disse que o Brasil não deu certo na mão de ninguém (a não ser a dele) e que no mandato de Jair Bolsonaro o país foi “abandonado”. O presidente atribuiu esse abandono às 700 mil mortes durante a pandemia da COVID-19 e afirmou que o Brasil teria evitado dois terços dessas perdas de tivesse um líder responsável.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Imagem da notícia: Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Imagem da notícia: Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Imagem da notícia: Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Imagem da notícia: Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Últimas notícias

Dados de desmatamento serão mostrados aos EUA, diz ministro

Titular do Ministério do Meio Ambiente afirma que governo Lula "poderia ter usado o mecanismo de reação, mas tem pregado o diálogo"

Abertura da Copa tem show de estrela de novelas do SBT

Belinda, cantora e atriz de "Cúmplices de um Resgate" e "Amigos para Sempre", se apresenta na cerimônia de abertura do torneio; relembre carreira

Copa: 4 pessoas que pintavam rua são atropeladas em Belém

Motorista teria avançado por trecho interditado e ignorado orientações de desvio; influenciador Daniel “Pam Pam” e tio estão entre os atingidos

Quaest: 56% não acreditam no hexa da Seleção na Copa

Índice de pessimistas caiu 12 pontos em relação à pesquisa feita em abril; o percentual de quem acredita na sexta estrela subiu de 25% para 35%

Colômbia: comissão recomenda afastar Petro por interferência

Professora da ESPM avalia que medida reforça discurso de vitimização do presidente colombiano

Trump ameaça atacar Irã "com muita força" nesta noite

Presidente dos EUA diz que país assumirá controle de infraestrutura petrolífera iraniana e amplia tensão no Oriente Médio