Publicidade
Política

Programa Desenrola Rural entra em vigor nesta segunda (24) com descontos que podem chegar a 96%

Mais de 1,35 milhão de agricultores inadimplentes devem ser beneficiados

Imagem da noticia Programa Desenrola Rural entra em vigor nesta segunda (24) com descontos que podem chegar a 96%
Sanção lei agricultura familiar
Publicidade

O Desenrola Rural, novo programa para renegociação de débitos do governo federal, entra em vigor nesta segunda-feira (24). O programa oferece a agricultores familiares com dívidas em atraso a possibilidade de renegociação dos débitos com descontos de até 96%.

O programa visa facilitar o acesso ao crédito rural para mais de 1,35 milhão de agricultores inadimplentes há mais de um ano, e aumentar a oferta da produção de alimentos.

+ Anielle rebate Silvio Almeida e classifica declarações de ex-ministro como “inaceitáveis”

Para os interessados em renegociar as dívidas, é necessário procurar agências bancárias ou se inscrever no programa até 30 de maio para a Dívida Ativa da União, e até 31 de dezembro para dívidas com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Na última quinta-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que o principal objetivo do programa é o de incluir agricultores com pendências financeiras no financiamento agrícola para impulsionar a produção alimentar.

“O objetivo é aumentar a produção de alimentos no Brasil. E, para isso, nós queremos que todos os agricultores possam participar desse momento importante, do propósito de alimentar o povo brasileiro e tirar o Brasil do Mapa da Fome”, afirmou Teixeira.

Modalidades de desconto

O Desenrola Rural contempla diferentes modalidades de renegociação, com percentuais variados de abatimento, conforme o tipo de financiamento:

+ Habitacional e reforma habitacional – desconto de 96%;

+ Apoio inicial – desconto de 90%;

+ Fomento, fomento mulher, semiárido e florestal – desconto de 80%;

+ Cacau e recuperação ambiental – desconto de 50%.

Condições

As condições oferecidas para a renegociação das dívidas incluem a possibilidade de alongamento dos prazos de pagamento, redução de juros e encargos, além dos descontos mencionados acima.

As taxas de juros aplicadas nas novas condições serão definidas conforme a política de crédito vigente e poderão variar de acordo com o perfil do produtor e o tipo de financiamento.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade