Lula vai viajar à China em maio e se encontrar com Xi Jinping
Encontro acontecerá em meio à guerra comercial protagonizada por China e Estados Unidos

SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar a China em maio e se encontrar com o presidente Xi Jinping. A viagem vai acontecer entre 12 e 13 de maio, por conta da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Esta será a segunda viagem de Lula à China em seu terceiro mandato. A primeira aconteceu em abril de 2023. No ano passado, o presidente chinês também veio ao Brasil.
+ Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências em razão do tarifaço de Trump
+ Bolsonaro fará tomografia e equipe médica está de prontidão em caso de cirurgia
O encontro vai ocorrer em meio à guerra comercial protagonizada por China e Estados Unidos. Nesta sexta-feira (11), o governo chinês anunciou que irá aumentar as tarifas sobre os produtos dos Estados Unidos de 84% para 125%.
Lula, por sua vez, sancionou a Lei de Reciprocidade, que permite ao Brasil adotar medidas contra países que imponham barreiras comerciais a produtos nacionais no mercado global, como os Estados Unidos (EUA).
Celebrações na Rússia
Antes de ir para a China, Lula deve passar pela Rússia a convite do presidente Vladimir Putin. Ele participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
*com informações da Agência Brasil