Lula recebe primeiro-ministro do Japão no Palácio do Planalto
Chefes do governo vão tratar da agenda bilateral e de temas globais
Para reforçar as relações diplomáticas com o Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (3), no Palácio do Planalto. Após a recepção na rampa do palácio presidencial, Lula e Kishida posaram para uma fotografia para a imprensa e foram para uma reunião bilateral com a presença de ministros e empresários dos dois países.
Entre os assuntos principais do interesse brasileiro, está a abertura do mercado de carne bovina no país asiático. Atualmente, o Japão importa carne bovina de apenas dois países: Austrália e Estados Unidos..
+ Lula recebe premiê do Japão e pedirá abertura do mercado para a carne bovina brasileira
Outro assunto de importância trata da convergência das duas nações em favor da mudança da governança dos órgãos de segurança das Nações Unidas (ONU). Atualmente, Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China possuem poder de veto nas reuniões do Conselho de Segurança da ONU. Ou seja, apenas um voto contrário de qualquer um desses países é suficiente para vetar uma resolução.
Após a reunião, os dois chefes de governo participam de uma cerimônia de assinatura de atos de cooperação entre os dois países no comércio e também em iniciativas ambientais. Além da governança da ONU, Lula e Kishida vão aproveitar a presidência brasileira do G20 para dialogar também sobre iniciativas de combate à fome e à pobreza; mudança do clima à luz da COP 30 em Belém (2025); e tópicos relacionados à paz, à segurança e ao desarmamento.
Depois do encontro no Planalto, ambos seguem para o Palácio do Itamaraty, onde será oferecido um almoço de cortesia ao primeiro-ministro.
Após o almoço na sede do Ministério das Relações Exteriores, Kishida irá para o Paraguai, mas retorna ao Brasil, em São Paulo, já neste sábado (4), onde realizará atividades junto à comunidade nipo-brasileira e terá compromissos nas esferas acadêmica e cultural. São Paulo é a cidade com a maior comunidade japonesa fora do Japão no mundo.
Ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin (PSB), participará também do Fórum Empresarial Brasil-Japão, evento com lideranças da iniciativa privada de ambos os países, organizado por entidades setoriais com apoio da ApexBrasil e da Agência Japonesa de Comércio Internacional (Jetro).