Publicidade
Política

Lula recebe presidente do Equador em meio a tarifaço de Trump

Encontro visa aprofundar cooperação regional e diversificar parceiros comerciais do Brasil

Imagem da noticia Lula recebe presidente do Equador em meio a tarifaço de Trump
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (18), o presidente do Equador, Daniel Noboa, em Brasília. Os líderes se encontrarão no Palácio do Planalto para debater medidas conjuntas, e, depois, seguirão para o Palácio do Itamaraty, onde participarão de um almoço.

Essa é a primeira visita de Noboa no Brasil desde que foi reeleito, em abril deste ano. O encontro entre os líderes acontece em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros. Como alternativa, o governo vem buscando reforçar a cooperação com países parceiros, para garantir mais acordos comerciais, e abrir novos mercados.

A visita de Noboa está prevista para durar um dia. Os líderes deverão voltar a se encontrar na sexta-feira (22), em Bogotá, onde participarão da 5ª Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos. A ideia do encontro é definir consensos que possam ser levados para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 a 21 de novembro.

+ Lula planta uva no Alvorada e manda recado a Trump

Na próxima semana, ainda visando diversificar os parceiros comerciais do Brasil, Lula receberá o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu. Ambos se encontrarão no dia 25 de agosto, dois meses após o vice-presidente Geraldo Alckmin liderar uma missão ao país para ampliar as parcerias econômicas e institucionais entre os países. Já no dia 28, o petista recebe o presidente do Panamá, José Raúl Molino.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade