Publicidade
Política

Lula planta uva no Alvorada e manda recado a Trump

Em vídeo publicado nas redes sociais, presidente diz que planta comida, não ódio

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nas redes sociais um vídeo plantando uva no Palácio da Alvorada. Com as mãos sujas de terra, Lula aproveitou para mandar um recado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Eu estou plantando comida e não plantando violência e plantando ódio. Eu espero que um dia a gente possa conversar, presidente Trump, pro senhor aprender a qualidade do povo brasileiro."

A publicação ocorre em meio à tensão entre os dois países, após o governo Trump impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida atinge, especialmente, os setores agrícola e de alimentos, como café, frutas e carne.

No vídeo, o presidente destacou o trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), responsável pelo desenvolvimento da uva Vitória. A variedade é sem semente, símbolo de inovação da agricultura brasileira.

+ Tarifaço: 72% acham que Trump está errado e 79% dizem que taxa vai prejudicar a vida, diz Genial/Quaest

O presidente brasileiro mencionou ainda a possibilidade de o produto ser aproveitado na merenda escolar, uma das medidas incluídas no pacote contra as tarifas, anunciado na última semana. União, estados e municípios poderão fazer compras para seus programas de alimentação por meio de procedimento simplificado.

"Não adianta o presidente Trump taxar a nossa uva, porque se for necessário, ela vai para merenda escolar, sobretudo porque é uma uva sem semente", afirmou Lula.

O tarifaço foi imposto por Trump por não concordar com a investigação da Justiça ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado político.

+ Pacote de socorro do governo é recebido com alívio e cautela por setores afetados por tarifaço

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade