Lula escolhe Macaé Evaristo para ser a nova ministra dos Direitos Humanos
Chefia da pasta está sendo exercida interinamente por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação, por causa da demissão de Silvio Almeida
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a deputada estadual Macaé Evaristo (PT), de Minas Gerais, para ser a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. O martelo foi batido nesta segunda-feira (9) após reuniões.
+ Semana de esforço concentrado na Câmara prevê concluir reforma tributária antes das eleições
A chefia da pasta está sendo exercida interinamente por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação, por causa da demissão de Silvio Almeida na última sexta-feira (6) após ele ser acusado de praticar assédio sexual contra ao menos dez mulheres. A titular do Ministério da Igualdade Racial, Anielle Franco, seria uma das vítimas.
Macaé Evaristo é uma mulher negra. Nasceu em São Gonçalo do Pará, em Minas Gerais, em 1965. Tem graduação em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica do estado e mestrado em educação pela Universidade Federal de MG (UFMG).
Foi eleita deputada estadual em 2022, com 50.416 votos. Anteriormente, atuou como secretária da Educação de Minas Gerais, na gestão Fernando Pimentel (PT), e vereadora de Belo Horizonte (2021 a 2023).
A nomeação dela como ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania ainda será publicada no Diário Oficial da União.
**Com colaboração de Guilherme Resck