Publicidade
Política

Lula embarca esta semana para Rússia e China

O presidente brasileiro tem encontros marcados com Vladimir Putin, em Moscou, e com a Cúpula do governo Chinês, em Pequim

Imagem da noticia Lula embarca esta semana para Rússia e China
Xi Jinping e Lula | Ricardo Stuckert
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma a agenda de viagens internacionais nesta semana, com a primeira parada em Moscou, na Rússia, na quarta (7) a convite do presidente Vladimir Putin, onde participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial. Também haverá uma reunião bilateral nos dias 8 e 10 de maio entre os presidentes das duas nações.

+Janja desembarca na Rússia seis dias antes da comitiva presidencial e faz visita ao Kremlin

Em sequência, Lula irá a China, onde cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio. A visita de Lula ao país asiático ocorrerá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping está marcado para acontecer em um contexto de intensificação da disputa comercial entre China e Estados Unidos — as duas principais potências econômicas globais. A escalada de tarifas comerciais, iniciada pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, tem provocado instabilidade nos mercados financeiros e aumentado os receios em relação a uma possível recessão mundial.

Esta será a segunda visita oficial de Lula à China durante seu terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023 e foi seguida por uma visita de Estado de Xi Jinping ao Brasil, em novembro do mesmo ano, logo após a realização da Cúpula do G20 em solo brasileiro. Os dois líderes também se encontraram na Cúpula dos Brics, realizada na África do Sul em 2023.

*Com informações da Agência Brasil.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade