Lula diz que Rubio ligou para Vieira e coloca negociação com EUA sobre tarifaço em "outro momento"
Presidente afirma que diálogo avançou depois de conversa entre secretário de Estado americano e o chanceler Mauro Vieira

Warley Júnior
Beto Lima
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (9) que as negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre tarifaço de 50% aplicado pelo presidente norte-americano Donald Trump a produtos brasileiros entraram em uma nova fase. Segundo Lula, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, telefonou na quarta-feira (8) para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir os próximos passos do diálogo bilateral.
"Agora começa um outro momento. Ainda ontem, o secretário de Estado Marco Rubio ligou para o meu ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora. Vamos ver se a gente consegue se acertar. O Brasil não quer briga com os EUA”, disse o presidente em entrevista à rádio Piatã, da Bahia.
Lula relatou que o avanço nas tratativas ocorre após um telefonema recente entre ele e Trump. O presidente afirmou que o contato direto surpreendeu e marcou uma mudança de tom nas relações entre os dois países.
“Olhe, eu te confesso que eu fiquei surpreso com o resultado da conversa, porque era uma coisa que parecia que não iria acontecer, parecia impossível. Nós nos encontramos rapidamente no salão de espera, lá na ONU, e tivemos uma conversa de 30 segundos, quem sabe um pouco mais, um pouco menos, e ele disse que ‘pintou o clima’. O dado concreto é que ele me telefonou. E, no telefonema, havia uma expectativa de que ia ter muita discussão. Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com o outro. Eu tratando de forma civilizada e ele me tratando de forma civilizada”, contou Lula.
O petista disse que o diálogo com Trump foi “extraordinário” e destacou a cordialidade entre os dois presidentes, que completam 80 anos com poucos meses de diferença.
“Eu disse: ‘Presidente, nós vamos nos tratar sem liturgia. Afinal, estou completando 80 anos hoje e você vai fazer 80 anos dia 14 de junho. Somos dois senhores de 80 anos e precisamos passar para o mundo cordialidade e harmonia, não briga’”, relatou.
Durante a conversa, Lula afirmou ter pedido a Trump a revisão da tarifa aplicada aos produtos brasileiros, argumentando que a decisão dos Estados Unidos teria sido baseada em informações equivocadas.
“Falei com ele aquilo que eu deveria falar, que era preciso retirar essa taxação dos produtos brasileiros, que ele tinha sido mal informado”, afirmou.
Em nota, o Ministério de Relações Exteriores disse que a conversa entre Vieira e Rubio foi muito positiva. O texto afirma ainda que os dois países farão uma reunião em data a ser definida.
Leia a nota do Ministério:
O Ministro Mauro Vieira manteve hoje contato telefônico com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em seguimento ao telefonema entre os Presidentes Lula e Trump, na 2a-feira, 6/10.
Na ocasião, após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes.
O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.