Lula chama Wellington César Lima para ser novo ministro da Justiça
Expectativa é que a indicação do atual advogado-geral da Petrobras seja realizada ainda nesta terça-feira (13)




Marina Demori
Murilo Fagundes
Raquel Landim
Cezar Camilo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva para ser o novo titular do Ministério da Justiça. A confirmação deve ser oficializada nesta terça-feira (13).
Wellington foi chamado a Brasília para conversar com o presidente nesta terça e recebeu o convite para assumir a pasta deixada por Ricardo Lewandowski, que comunicou seu pedido de demissão ao mandatário na quinta (8). Em carta, o ex-ministro afirmou que deixou o governo por razões pessoais e familiares.
Até definir um novo ministro, Lula escolheu o secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida Neto, que permanecerá no cargo até novas mudanças. Wellington César, no entanto, já era cotado para ocupar a pasta, já que pessoas próximas ao presidente afirmam que ele é visto como um nome de confiança, conforme apurou o SBT News.
Com a mudança, surgiu uma discussão sobre um possível desmembramento da pasta. Hoje, o ministério concentra a coordenação da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional, o que levou setores da área de segurança a defenderem a criação de um ministério exclusivo para o tema.
Outro nome que também estava sendo cotado era o do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Fontes ouvidas pelo SBT News disseram que, apesar do reconhecimento, Rodrigues cuida atualmente das principais investigações do país em um ano pré-eleitoral.
O novo ministro já havia ocupado o cargo de forma provisória em 2016, durante a presidência de Dilma Rousseff (PT). Agora, passará a ser o terceiro ministro da Justiça no atual mandato de Lula. A saída de Lewandowski também representa a 15ª troca de ministros desde 2023, quando o presidente assumiu o posto.









