Publicidade
Política

Líder do PT na Câmara celebra manifestações em todo o país: "dia de enterrar a PEC da Bandidagem"

Lindbergh Farias participou de ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia, em Brasília; ex-ministro José Dirceu (PT) defendeu mudanças no Congresso Nacional

Imagem da noticia Líder do PT na Câmara celebra manifestações em todo o país: "dia de enterrar a PEC da Bandidagem"
Lindbergh Farias participou de ato em Brasília | Reprodução/Redes sociais
• Atualizado em
Publicidade

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, Lindbergh Farias, disse que este domingo (21) é o "dia de enterrar a PEC da Bandidagem". Assim como outros políticos e militantes de esquerda e centro-esquerda, ele participou dos atos contrários à proposta de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e à Proposta de Emenda à Constituição que ficou conhecida como PEC da Blindagem.

"Hoje é o dia de enterrar essa PEC da Bandidagem. É sem anistia, sem revisão de penas para Bolsonaro. Hoje é o dia da virada do povo. Aqui em Brasília é a maior manifestação que acontece há muito tempo", disse em um vídeo compartilhado em suas redes sociais.

+ Manifestantes vão às ruas em mais de 20 capitais para protestar contra PEC da Blindagem

O ex-ministro José Dirceu (PT) também participou dos atos na capital federal. Em seu discurso, ele fez críticas ao Congresso Nacional. "Nós precisamos tomar consciência que para mudar esse país precisa mudar o Congresso Nacional", afirmou.

Dirceu destacou temas prioritários para o país – e defendidos pelo governo federal – que, segundo ele, estão sendo deixados de lado pelos parlamentares. "O presidente Lula apresentou vários programas para proteger a economia popular e o bem-estar das famílias brasileiras. O que eles fazem? Bloqueiam a isenção do Imposto de Renda, bloqueiam o vale-gás, bloqueiam a isenção da conta de luz. Param o país para votar uma PEC da impunidade", disse aos manifestantes.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) celebrou a adesão ao ato. Em uma publicação, ela escreveu: "Hoje, milhões de vozes ecoam nas ruas do Brasil. Contra a anistia e a PEC da bandidagem, o povo se levanta. Cada passo é memória, cada grito é amor à democracia. A história será escrita por quem não se cala".

O ex-governador do Distrito Federal, deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSD-DF), também participou da manifestação desta manhã. "Hoje é o despertar da democracia. É a verdadeira primavera da democracia. A população finalmente acordou, ocupou as ruas e está dizendo que não dá mais", afirmou.

Manifestações no Brasil

Neste domingo (21), manifestantes ocupam as ruas de ao menos 22 capitais para protestar contra a PEC da Blindagem, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e cujo texto tem como objetivo dificultar a abertura de processos criminais contra parlamentares.

Os atos também são marcados por críticas ao PL da Anistia, projeto de lei que pode conceder o perdão aos condenados por tentativa de golpe de Estado, dentre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade