Publicidade
Política

Governo Lula tem avaliação positiva de 31% e negativa de 40%, aponta pesquisa CNT/MDA

No quesito desempenho pessoal do presidente, Lula apresenta 44% de aprovação, alta de três pontos percentuais em relação a junho (41%)

Imagem da noticia Governo Lula tem avaliação positiva de 31% e negativa de 40%, aponta pesquisa CNT/MDA
Presidente Lula (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu governo apresentou leve melhora, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (8). De acordo com a sondagem, a avaliação positiva do governo subiu para 31% em setembro, enquanto a negativa permaneceu em 40%, igual à rodada anterior.

+ Lula lidera todos cenários para 2026, aponta pesquisa CNT/MDA

O levantamento aponta que os índices seguem em trajetória de recuperação. Em junho, esse número era de 29%, mesmo percentual registrado em fevereiro deste ano.

O diretor do Instituto MDA, Marcelo Souza, avaliou que a percepção da população melhorou em pontos centrais da vida cotidiana.

"A gente observa uma melhora consistente em todas as áreas avaliadas de junho para setembro. Essa melhora do humor do eleitorado, essa melhoria das percepções sobre áreas centrais, pode justificar em parte o aumento da aprovação do presidente, sim", afirmou.

A pesquisa CNT, feita pelo Instituto MDA, entrevistou 2.002 pessoas em 140 municípios das 27 unidades federativas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Isso significa que as oscilações ainda estão dentro do limite estatístico, mas reforçam uma tendência de recuperação gradual do governo junto à opinião pública.

+ Pesquisa CNT: 40% dos brasileiros avaliam governo Lula como ruim ou péssimo

Avaliação pessoal de Lula

No quesito desempenho pessoal do presidente, Lula apresenta 44% de aprovação, alta de três pontos percentuais em relação a junho (41%) e de quatro pontos em comparação a fevereiro (40%). A desaprovação caiu para 49%, contra 53% em junho e 55% em fevereiro.

+ Líder do PL afirma que reuniu 264 assinaturas para pautar projeto de anistia

O presidente é mais bem avaliado entre mulheres, pessoas mais velhas, de menor renda e menor escolaridade, com melhores índices também no Nordeste e entre os católicos.

Percepção sobre política e Justiça

O levantamento também avaliou a percepção política do governo Lula, abordando temas como os atos de 8 de janeiro, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF sobre tentativa de golpe, e o aumento de 50% nas tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros.

Atos 8 de janeiro

  • 36,1% consideram que foram tentativa de golpe de Estado.
  • 29,5% avaliam como protesto que saiu do controle.
  • 20% veem como atos de vandalismo isolados.

Julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

  • 57,6% acreditam que ele será condenado.
  • 49,6% consideram que “o justo é Bolsonaro ser condenado”.

Tarifas de 50%

  • 28,6% culpam o presidente norte-americano Donald Trump.
  • 20,2% responsabilizam o presidente Lula.
  • 18% apontam Eduardo Bolsonaro.
  • 16,4% acreditam que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, é o principal responsável.

A atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA, buscando sanções contra o país, é mal avaliada por 46,7%, que entendem que ele “defende interesses pessoais ou familiares”. Outros 25,6% avaliam positivamente, por entenderem que “pode trazer benefícios para o Brasil”.

Publicidade

Assuntos relacionados

Pesquisa
Lula
Governo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade