Governo Lula prepara nova composição do Conselhão após término de mandato
Lista com os nomes dos conselheiros que participarão do próximo biênio será publicada em breve no Diário Oficial da União

Jessica Cardoso
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preparando a nova composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, após o término recente do mandato dos atuais membros, que exerceram suas funções por dois anos.
A lista com os nomes dos conselheiros que integrarão o próximo biênio, incluindo novos integrantes e aqueles que poderão ser reconduzidos, será publicada em breve no Diário Oficial da União.
Criado por Lula em seu primeiro mandato (2003-2006) e extinto em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Conselhão foi recriado em 2023 como um canal de diálogo direto entre o Executivo e a sociedade.
O órgão assessora o presidente em todas as áreas de atuação do Poder Executivo, contribuindo para a formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável.
Seus integrantes representam os mais diversos setores da sociedade, como empresários, artistas, influenciadores digitais, médicos, integrantes de movimentos sociais e sindicais, líderes indígenas, professores e economistas. Os encontros do colegiado ocorrem semestralmente.