Fraude no INSS: 85% dos brasileiros defendem demissão de Carlos Lupi
Pesquisa da AtlasIntel mostra que 84,4% dos brasileiros estão acompanhando investigação sobre fraude

Yumi Kuwano
Uma pesquisa da AtlasIntel, publicada nesta quinta-feira (1º), mostra que 85,3% dos brasileiros são a favor da demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, após o escândalo de fraudes em benefícios do INSS.
Para apenas 8,7% dos entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria demitir o chefe da pasta e 6% não souberam responder.
A pesquisa que ouviu mil pessoas foi realizada entre terça (29) e hoje (1º), com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Na semana passada, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram uma operação contra fraudes por meio de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Foram cumpridos, na quarta-feira (23), 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária. O esquema pode ter desviado R$ 6,3 bilhões.
+ Lula escolhe procurador federal como novo presidente do INSS
Dos entrevistados, 84,4% responderam que estão acompanhando de forma constante as recentes denúncias de fraudes no INSS envolvendo descontos indevidos. Já 15,6% ouviram falar do assunto.
Mais da metade dos entrevistados (58%) disseram que não conhecem e não estão entre as vítimas do esquema; 35,6% afirmaram que conhecem alguma vítima e 6,4% se disseram vítimas dos descontos indevidos nos benefícios recebidos pelo INSS.
Após o assunto vir à tona, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido do cargo pelo governo. Ele havia sido indicado por Lupi em 2023.