Após explosão na Praça dos Três Poderes, Câmara suspende sessão
Um homem morreu em frente ao STF. Ao menos duas explosões ocorreram. Parlamentares discutiram para que sessão fosse interrompida
Lis Cappi
A explosão nos arredores da Praça dos Três Poderes virou motivo de bate-boca e gritaria entre deputados na Câmara na noite desta quarta-feira (13). A sessão foi suspensa após a discussão. Antes, os deputados fizeram um minuto de silêncio. Os parlamentares aguardam orientação da segurança para decidirem se seguem os trabalhos ou não.
+Carro explode em frente ao Supremo Tribunal Federal.
Deputados discutiam a proposta para isentar tributos de igrejas e templos religiosos, quando um pedido de adiamento foi apresentado pela explosão próxima ao Congresso.
"Um carro explodiu aqui em frente à Câmara. O Supremo foi evacuado, a Praça dos Três Poderes foi evacuada, é um pedido simples, claro e objetivo, é necessário fazer uma varedura neste plenário. Nós não sabemos o tamanho da gravidade do que está em curso", afirmou a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
A parlamentar também questionou se o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que estava presidia a sessão, não tinha preocupação com a situação.
O pedido, também feito por outros parlamentares, foi interpretado por deputados do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, como uma forma de adiamento da sessão e contra a proposta de isenção tributária a igrejas.
"Cambada de demônios, vocês se levantam contra a igreja e não prosperarão", esbravejou ao longo da discussão o deputado Marcos Pollon (PL-MS).
Duas explosões foram registradas. Uma em um carro que estava estacionado em um dos anexos da Câmara e outra em frente ao Supremo Tribunal Federal, onde um homem morreu.
+ Receba as notícias do SBT News direto no seu WhatsApp; inscreva-se aqui
Senado
No Senado, um pedido de adiamento também foi feito pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), mas não houve debate. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a polícia legislativa está avaliando a situação, e continuou com a discussão em plenário normalmente.