Publicidade
Política

Eleições Municipais 2024: Manaus tem pré-candidato com 23 anos e capitão bolsonarista contra atual prefeito

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) mostra o crescimento de um quarto nome: Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

Imagem da noticia Eleições Municipais 2024: Manaus tem pré-candidato com 23 anos e capitão bolsonarista contra atual prefeito
Disputa pode ficar embolada nos próximos meses | Reprodução/Câmara dos Deputados/Aleam/Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas, conta com pelo menos nove pré-candidatos. Um deles é o mais jovem a concorrer ao Executivo de uma capital brasileira: Amom Mandel (Cidadania), de 23 anos. Ele concorre com o atual prefeito da cidade, David Almeida (Avante), que tenta a reeleição. Os dois estão empatados tecnicamente, com 27,3% e 33,2% dos votos, respectivamente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Eficaz, nesta quarta-feira (10). A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

A pesquisa também mostra Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com 9,3% e Capitão Alberto Neto (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 8%.

Todos eles já ganharam eleições para deputado, tanto na esfera federal, quanto estadual. Amon foi eleito parlamentar federal nas eleições de 2022, sendo também o mais jovem da história a vencer uma eleição para o cargo. Roberto está em seu segundo mandato como deputado estado pelo Amazonas. David foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e Alberto foi eleito deputado federal nas eleições de 2022, um dos 98 nomes que venceram as eleições disputando pelo Partido Liberal (PL), representando o bolsonarismo.

Na sequência, segundo o Instituto Eficaz, aparecem os nomes de Marcelo Ramos (PT), com 3,9%, Maria do Carmo (Novo), 2,9%, e Wilker Barreto (Mobiliza), 1,5%. Brancos e nulos somaram 8,7%; não sabe ou não responderam, 5,4%. O levantamento ouviu 1.000 eleitores entre 5 e 8 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AM-00168/2024.

As candidaturas em todo o Brasil devem ser oficializadas até o dia 15 de agosto. Em ordem alfabética, saiba mais sobre os pré-candidatos à prefeitura de Manaus:

Alberto Neto (PL)

Alberto Neto | Câmara dos Deputados
Alberto Neto | Câmara dos Deputados

Capitão da Polícia Militar do Estado do Amazonas, o pré-candidato apresenta-se como cristão e conservador e é natural de Fortaleza, capital do Ceará.

Sua pautas envolvem, sobretudo, combate à criminalidade. Recentemente, ele foi favorável ao PL 1904/2024, que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio simples.

Amom Mandel (Cidadania)

Amom Mandel  | Mário Agra/Câmara dos Deputados
Amom Mandel | Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deputado federal pelo Amazonas e filho de um casal de professores (uma magistrada e um professor universitário), Mandel nasceu em Recife (PE), mas aos cinco anos mudou-se com a família para Manaus.

Atualmente, ele cursa Direito e tem duas empresas: um estacionamento e uma empresa de tecnologia. Suas pautas geralmente estão ligadas à proteção ambiental, ao desenvolvimento sustentável e ao trabalho voluntário.

David Almeida (Avante)

David Almeida | Divulgação
David Almeida | Divulgação

O atual prefeito é nascido em Manaus, formou-se em Direito e começou sua carreira política em 2006. Já foi governador interino do estado, após o então governador José Melo de Oliveira e seu vice, Henrique Oliveira, serem cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2017. Na ocasião, ele era o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

No ano seguinte, tentou a eleição para o cargo, mas ficou em 3º lugar na disputa. Em 2020, foi eleito prefeito com 51,27% dos votos, um total de 466.970.

Na Aleam, também já presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Eron Bezerra (PC do B)

Eron Bezerra | Aleam
Eron Bezerra | Aleam

É engenheiro agrônomo e foi deputado estadual de 1991 até 2011 e deputado federal. Durante seu mandato no legislativo estadual, também foi secretário de Estado da Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror).

Atuou no governo de Dilma Rousseff ao assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.

Já foi pré-candidato à prefeitura de Manaus, mas acabou se tornando inelegível ao ser condenado em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas. Ele teve de devolver R$ 1,135 milhão aos cofres públicos por ter burlado regras de um concurso público quando estava na Sepror.

Marcelo Ramos (PT)

Marcelo Ramos | Câmara dos Deputados
Marcelo Ramos | Câmara dos Deputados

Pré-candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é advogado e atua como consultor da Petrobras, além de já ter sido vereador de Manaus e deputado estadual do Amazonas. Também foi chefe de Gabinete do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Esporte, sob gestão de Orlando Silva, em 2006.

Além disso, já foi vice-presidente da Câmara dos Deputados em 2021, mas, um ano depois, foi destituído do cargo por Arthur Lira (PP-AL). Na ocasião, o atual presidente da Câmara disse que o afastamento foi estritamente regimental, em função da troca de partido pelo deputado, que saiu do Partido da Social Democracia (PSD) para se filiar ao PT.

Maria do Carmo Seffair (Novo)

Maria Seffair | NOVO/Divulgação
Maria Seffair | NOVO/Divulgação

A pré-candidata é professora universitária, contadora e advogada, além de atuar como gestora no Santa Casa de Misericórdia de Manaus.

Maria se filiou ao partido Novo após não conseguir se eleger como suplente na chapa de Arthur Virgílio Neto (PSDB) ao Senado, em 2022. Ela recebeu Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Manaus por serviços prestados à cidade. A iniciativa partiu do vereador Rosivaldo Oliveira Cordovil.

Ainda não exerceu nenhum cargo político.

Natalia Demes (PSOL)

Natalia Demes | Bernardo Guerreiro/Divulgação PSOL
Natalia Demes | Bernardo Guerreiro/Divulgação PSOL

A postulante ao cargo é advogada e membro da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela também se apresenta como ativista pelo Direitos Humanos e feminista, atuando como diretora da Associação Humaniza Coletivo Feminista.

Ainda não ocupou cargos políticos e foi escolhida por votação dos filiados na conferência que aconteceu no auditório da Escola Normal Superior da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Ela não aparece em nenhuma pesquisa de intenção de votos.

Roberto Cidade (União)

Roberto Cidade | Joel Arthus/Aleam
Roberto Cidade | Joel Arthus/Aleam

O pré-candidato já foi vereador e atualmente está em seu segundo mandato como deputado estadual, sendo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Bacharel em Gestão Pública, já foi presidente estadual do Partido Verde (PV), em outubro de 2021, permanecendo na presidência até março de 2022, quando saiu do partido e se filiou ao União Brasil.

Ele também foi Presidente da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade da Assembleia.

Wilker Barreto (Mobiliza)

Wilker Barreto | Joel Arthus/Aleam
Wilker Barreto | Joel Arthus/Aleam

É economista e especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios. Em 2018 e 2022, foi eleito deputado estadual do Amazonas, mas sua carreira política começou em 2008, quando foi eleito vereador pela primeira das três vezes que exerceu o cargo.

Atualmente, ele é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus (ZFM) na Aleam e se filiou ao Mobiliza, antigo PMN (Partido da Mobilização Nacional), para tentar a prefeitura de Manaus.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Política
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade