Conselho de Ética da Câmara sorteia deputados do PL para relatoria de processo contra Glauber Braga
Parlamentar do Psol enfrenta denúncia após confusão com integrantes do MBL e Kim Kataguiri
Rodrigo Vasconcelos
Ao iniciar o processo que pede a cassação do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), o Conselho de Ética da Câmara sorteou, nesta quarta-feira (24), dois parlamentares do PL como possíveis relatores da representação.
Os sorteados foram:
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
- Rosangela Reis (PL-MG);
- Sidney Leite (PSD-AM).
Caberá ao presidente do Conselho, deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), a escolha de um desses nomes para a relatoria da denúncia movida pelo partido Novo por quebra de decoro parlamentar.
Durante a sessão, Braga afirmou que entrará com uma reclamação formal ao colegiado, por considerar que deputados do PL não poderiam participar do sorteio por conta de um suposto acordo com o Novo para abertura do processo.
Glauber foi denunciado após confusão com um integrante do MBL e com o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), na última terça-feira (16), na qual ocorreram insultos e agressões na Câmara.
+ Deputados Glauber Braga e Kim Kataguiri trocam empurrões na Câmara; Veja vídeo
Os dois parlamentares discutiram na porta do plenário de uma das comissões da Câmara. Braga chamou Kim de "defensor do nazismo", enquanto o deputado paulista pedia que ele repetisse o insulto para registrar e levar adiante uma denúncia pelo ocorrido. No fim da briga, os dois trocaram empurrões e foram apartados por outras pessoas no local. Confira:
Depois disso, Glauber Braga discutiu com um integrante do Movimento Brasil Livre, do qual Kim é fundador. Braga o expulsou da Câmara com empurrões e chutes, enquanto apoiadores dos dois lados gritavam em apoio aos correligionários.
O nome do integrante do MBL é Gabriel Costenaro. Junto com Kim, ele participou de coletiva de imprensa, na qual alega ter sido intimidado por Braga antes do ocorrido.
Após o episódio, os envolvidos foram registrar ocorrência com a Polícia Legislativa do Congresso Nacional.