Publicidade
Política

Congresso Nacional vai se reunir no dia 27 de maio para analisar vetos presidenciais

A sessão conjunta das duas Casas Legislativas foi convocada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Imagem da noticia Congresso Nacional vai se reunir no dia 27 de maio para analisar vetos presidenciais
Congresso adiou votação do Orçamento | Roque de Sá/Agência Senado
Publicidade

A Câmara e o Senado Federal terão sessão conjunta em maio para analisar os vetos do presidente Lula a projetos orçamentários aprovados pelo Legislativo em 2024 e 2025. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou para o próximo dia 27 a primeira sessão deliberativa do Congresso Nacional de 2025.

Durante a sessão conjunta serão analisados os vetos presidenciais e também alguns projetos de lei do Congresso (PLNs) que tratam de matérias orçamentárias.

+ Nascidos em maio já podem receber saque-aniversário do FGTS

Em análise

Entre os vetos do presidente Lula que precisam ser analisados pelo Congresso está o que se refere à Lei Orçamentária de 2025. Aprovada pelo Congresso no dia 20 de março, a lei previa inclusão de novas despesas específicas sobre valores destinados a despesas primárias e discricionárias do Poder Executivo, o que é vedado pela lei, segundo o argumento do presidente da República. As despesas a que ele se referiu atingiam o orçamento do Ministério dos Transportes para obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em R$ 40,2 milhões.

+ SBT News: Oposição aciona PGR contra Carlos Lupi por fraudes no INSS

Também será analisado pelo Congresso o veto do presidente Lula à redução de despesas primárias - na ordem de R$ 2,97 bilhões - do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Para o presidente, a redução contraria a lei e o interesse público.

Os parlamentares ainda irão analisar o veto presidencial a 46 dispositivos da Lei Complementar 214/25, que regulamenta a reforma tributária; e o veto a 30 dispositivos da lei que trata do Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag). * Com informações da agência Senado

Publicidade

Assuntos relacionados

Congresso Nacional
Senado
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade