Congresso fica iluminado de verde pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
O Parkinson é considerado a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo; segundo a OMS, acomete 4 milhões de pessoas
Guilherme Resck
O Palácio do Congresso, em Brasília, ficará iluminado de verde nas noites desta quinta (11) e sexta-feira (12) como parte das ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado hoje.
+ Pacheco vai se reunir com governadores para discutir pagamento de dívidas de estados
O Parkinson é considerado a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, atrás somente do Alzheimer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete 4 milhões de pessoas. No Brasil, são 200 mil.
Ele é crônico e progressivo, e afeta funções primordiais do corpo, como movimentos e equilíbrio. Causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, depressão e alteração do sono. A doença foi descoberta há mais de 200 anos, mas as causas exatas dela permanecem desconhecidas.
+ Lira chama Padilha de "incompetente" e Pacheco defende busca por convergências
O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi estabelecido pela OMS em 1998. Seu objetivo é esclarecer a enfermidade e as possibilidades de tratamento.
O Parkinson é tratável com medicações e implante de eletrodo ou gerador de impulsos, em casos mais graves. Os remédios e as cirurgias de implante estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).