Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente da Autoridade Palestina
Antony Blinken garantiu à Mahmoud Abbas que colonos israelenses não vão atacar palestinos
O secretário de Estado dos Estados Unidos busca intensificar as relações diplomáticas para amenizar os impactos do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. De acordo com a agência de notícias Associated Press, o representante norte-americano mobiliza líderes na região com vistas às atualizações no comando de Gaza.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A reunião de Blinken e Abbas deste domingo (5.nov) ocorreu poucas horas depois de um bombardeio israelense a um campo de refugiados em que ao menos 40 pessoas foram mortas. Apesar do forte apoio a Israel, os Estados Unidos tentam balancear as forças políticas da região. Já são mais de 11,3 mil mortes, incluindo 9.770 na Faixa de Gaza, mais de 1,4 mil em Israel e 152 na Cisjordânia.
Durante a reunião com o líder palestino, o Secretário prometeu enviar serviços essenciais e ajuda para Gaza. Segundo a agência de notícias palestina WAFA, Abbas enfatizou a necessidade de rápida assistência humanitária, incluindo suprimentos médicos, alimentos, água, eletricidade e combustível.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
A Autoridade Palestina administra algumas áreas consideradas autônomas na região ocupada por israelenses. Já na Faixa de Gaza, o controle é feito pelo Hamas desde 2007.
O encontro indica que Abbas pode assumir Gaza depois da guerra. A Autoridade Palestina tem reconhecimento internacional e é favorável à solução de dois estados dentro da atual configuração do estado de Israel.
**Com informações da Associated Press e da WAFA