Publicidade
Política

Presidente Lula assina decreto que moderniza o Sisbin

Presidente da República oficializou mudanças no Dia do Profissional de Inteligência

Imagem da noticia Presidente Lula assina decreto que moderniza o Sisbin
Presidente Lula assina decreto que moderniza o Sisbin (Ricardo Stuckert/PR)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou Decreto que altera a estrutura do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A mudança foi oficializada no Dia do Profissional de Inteligência -- 6 de setembro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Sisbin passa a contar com cinco categorias de órgãos e entidades: órgão central -- a ABIN --, órgãos permanentes, órgãos dedicados, órgãos associados e órgãos federados. Antes, havia só uma classificação para todas as 49 instituições.

Também haverá mudança no Conselho Consultivo do Sisbin (Consisbin), espécie de núcleo do Sistema, que passará a ter nível ministerial. O Consisbin será composto, exclusivamente, pela Abin e pelos ministros da Casa Civil, do GSI, da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores e da Defesa.

Outra novidade é a inclusão dos órgãos federados, o que permitirá o ingresso de entidades estaduais ou distritais, aumentando a capilaridade. A Abin, além de órgão central, será responsável pela secretaria-executiva do Sistema, com o diretor-geral da Agência podendo receber delegações do Consisbin.

O objetivo das alterações no Sistema é dinamizar o ambiente de cooperação, fortalecer o papel da ABIN como órgão central e aumentar a efetividade do assessoramento. Com a concentração de órgãos integrantes em diferentes níveis, a perspectiva é de que haja uma melhor operacionalização dos fluxos de informações.

Órgãos integrantes

Os órgãos permanentes do Sisbin são as entidades do Poder Executivo Federal com competências relativas à governabilidade, defesa externa, segurança interna e relações exteriores. As entidades ligadas a essas quatro áreas formarão o primeiro nível do Sistema.

Já o rol de órgãos dedicados e associados é formado pelas entidades do Executivo Federal dedicadas às atividades de Inteligência ou atividades similares que atuam em assuntos estratégicos relacionados a temas da Política Nacional de Inteligência (PNI).

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade