Após fala polêmica, secretário de Mudanças Climáticas de SP é exonerado
Antonio Fernando Pinheiro Pedro afirmou que "planeta se salva sozinho" durante fórum ambiental
O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), tomou a decisão de exonerar o secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, após suas declarações controversas sobre o aquecimento global durante um evento da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante uma reunião na noite de 5ª feira (13.jul), Nunes e Pinheiro Pedro concordaram com a exoneração, que foi oficializada e publicada no Diário Oficial da cidade nesta 6ª feira (14.jul).
As declarações de Pinheiro Pedro, que afirmou que o planeta "se salva sozinho" do aquecimento global e criticou o consenso científico sobre o tema, foram consideradas negacionistas por especialistas e políticos da oposição. Suas afirmações geraram repercussão negativa, levando à pressão por sua saída do cargo.
Em sua nota de exoneração, Pinheiro Pedro mencionou os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal do Clima, como a ampliação da cobertura vegetal da cidade e a execução de um programa de descarbonização do transporte público. Ele também afirmou ter sido surpreendido pela divulgação de uma gravação "fora de contexto".
Tamires Carla de Oliveira, chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, assumirá o cargo interinamente.
Pinheiro Pedro, que fazia parte da equipe de transição do governo Bolsonaro e ajudou a elaborar a política adotada por Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente, afirmou que sua demissão foi resultado de difamação.
"Fui vítima de um crime: DIFAMAÇÃO. Tenho quatro décadas de trabalhos dignos desenvolvidos em prol do meio ambiente, da construção da própria legislação ambiental e do clima.
Os loteadores ilegais, o crime organizado, os lacradores, os levianos, foram o alvo de nossa gestão. Espero que com minha saída não vençam."
O Prefeito Nunes não se manifestou sobre a demissão até o momento.
*Estagiário sob supervisão de Camila Stucaluc
Leia também
+ SP terá abrigo emergencial para acolhimento nas baixas temperaturas
+ Cresce número de denunciados por garimpo ilegal em terra Yanomami
+ RS: moradores afetados por ciclone em junho terão isenção da conta de água