Reforma Tributária: Governador do AM pede fundo específico para região Norte
Wilson Lima se reuniu com Haddad, que defendeu manutenção da Zona Franca
Henrique Bolgue
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), defendeu a criação de um fundo específico para compensar perdas da região Norte com a Reforma Tributária. Ele se reuniu na manhã desta 4ª feira (5.jun) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
"A reforma não pode ampliar o abismo social que existe entre as regiões do Brasil", declarou.
Haddad voltou a defender que a reforma não altere os benefícios da Zona Franca de Manaus. O ministro teve uma série de reuniãos com governadores nesta 4ª. Mais cedo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que concorda com "95%" do texto.
A Reforma Tributária tem sido alvo de governadores de todo o Brasil, que lutam pela repartição dos recursos. A preocupação dos políticos é com uma possível perda de arrecadação e autonomia de estados e municípios com a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Serviços (ISS), que terá uma gestão centralizada.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) espera um consenso para votar o texto ainda nesta semana, mas parlamentares já esperam o adiamento da discussão.