Publicidade
Política

Lira questiona resultado de pesquisas eleitorais: "muita divergência"

Apesar de não citar instituições, presidente da Câmara defendeu punição no caso de manipulações

Imagem da noticia Lira questiona resultado de pesquisas eleitorais: "muita divergência"
Político ressaltou que erro intencional de pesquisas eleitorais fere a democracia | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), questionou, na 5ª feira (22.set), o resultado das pesquisas eleitorais. Pelas redes sociais, o político defendeu a punição de instituições que tentarem manipular as projeções de intenção de voto, uma vez que o ato fere a democracia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Nada justifica resultados tão divergentes dos institutos de pesquisas. Alguém está errando ou prestando um desserviço. Urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura. Não podemos permitir que haja manipulações de resultados em pesquisas eleitorais. Isso fere a democracia", escreveu.

Lira ressaltou que não estava acusando nenhum instituto em específico de manipular as pesquisas. "Apenas, como milhares de brasileiros, não entendo tantas divergências de números. Devemos agir dentro da legalidade para evitar manipulações. Quem vestiu a carapuça precisa se explicar", acrescentou.

+ Datafolha: Lula tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro, 33%

+ FHC pede voto a favor da democracia nas eleições

Na reta final de campanha, muitos institutos buscam publicar as projeções de intenção de voto no pleito deste ano, tanto na disputa de governador, como na de presidente. Apenas nesta 6ª feira (23.set), por exemplo, mais três pesquisas envolvendo a disputa pelo governo federal devem ser divulgadas, completando 11 estudos publicados sobre o tema nesta semana.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade