Cassação de Arthur do Val é publicada no Diário Oficial de São Paulo
Deputado conhecido como Mamãe Falei foi cassado por unanimidade na Assembleia Legislativa de São Paulo
A cassação do mandato do deputado estadual paulista Arthur do Val (União Brasil) foi publicada na edição deste sábado (21.mai) do Diário Oficial de São Paulo. Por unanimidade, os 73 deputados presentes à votação na Assembleia Legislativa do Estado na última 3ª feira, (17.mai), votaram pela cassação. A medida torna o deputado, conhecido como Mamãe Falei, inelegível pelos próximos oito anos.
Ele foi julgado pelos parlamentares paulistas depois da viagem que fez a fronteira entre a Eslováquia e a Ucrânia. A região vive sob tensão devido à guerra entre a Ucrânia e a Rússia, presidida por Vladimir Putin. A pretexto de registrar in loco a violência da guerra e ajudar o povo ucraniano contra a Rússia, Arthur do Val acabou por enviar mensagens a grupos privados de Whatsapp descrevendo as mulheres da região, incluindo refugiadas em situação de desespero, como sendo presas fáceis por serem pobres. Um dos trechos dos áudios enviados pelo então deputado: "Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas, e é inacreditável a facilidade".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conselho de Ética
A repercussão negativa dos áudios do deputado foi tão intensa que levou o Conselho de Ética da Alesp a iniciar o processo para que ele fosse cassado. Seria necessária maioria simples para aprovar a perda do mandato de Mamãe Falei. Ou seja, dos 94 deputados da casa, 48 deveriam votar a favor da cassação. Mas dos 73 deputados presentes à sessão, todos votaram para que ele deixasse de ser parlamentar. Arthur do Val teve que se submeter a continuidade do processo que o cassou apesar de ter renunciado ao mandato ainda em abril, como consequência da polêmica causada pelas mensagens trocadas com o grupo de amigos.
*Com informações da Agência Brasil