Publicidade
Política

Indígenas montam acampamento para série de protestos em Brasília

Mais de 100 etnias estão reunidas para contestar projetos considerados contrários aos direitos dos povos originários

Imagem da noticia Indígenas montam acampamento para série de protestos em Brasília
acampamento indígena
• Atualizado em
Publicidade

Indígenas de mais 100 etnias se reuniram, nesta 2ª feira (04.abr), em um acampamento, em Brasília, Distrito Federal, para realizar uma série de protestos contra projetos de lei considerados contrários aos direitos dos povos originários do país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Temos lutado incansavelmente para deixar as florestas de pé, a fauna, a flora, a nossa sobrevivência cultural", lembrou o cacique Marquinhos Xukuru, em discurso à comunidade indígena.

O movimento, cujo tema é "Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política", acontece na mesma semana em que o Congresso Nacional dá início a análise de propostas como a que libera terras indígenas para a mineração, construção de hidrelétricas e outras obras de infraestrutura. O texto teve o regime de urgência aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado.

A liderança indígena Sônia Guajajara contestou o projeto. "Por mais que sempre a gente escute falar que 13% do território nacional é terra indígena, mas nós temos um passivo muito grande de territórios a serem reconhecidos e remarcados", argumentou.

O grupo também protesta contra as mudanças nas normas de licenciamento ambiental, a legalização das terras públicas invadidas e o chamado "PL do Veneno", que foi aprovado pela Câmara. O projeto de lei altera as regras de registro dos agrotóxicos no país. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade