Votação fora de época para prefeitura movimenta 19 cidades do país
Eleitos em 2020 tiveram registros indeferidos pela Justiça Eleitoral
SBT News
Neste domingo (3,) eleitores de 19 municípios de seis estados voltam às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares, sendo 13 só em São Paulo. As sessões eleitorais foram abertas às 7h em Firmino Alves (BA); Juazeiro do Piauí (PI); Goianésia do Pará (PA); Capoeiras e Palmeirina (PE); Paranhos (MS); Mendonça, São Lourenço da Serra, Mineiros do Tietê, Guaíra, Apiaí, Campina do Monte Alegre, Itaoca, Piacatu, Santo Antônio do Jardim, Trabiju, Anhembi, Cajati e Angatuba (SP). Os eleitos completarão o período do atual mandato, até 31 de dezembro de 2024.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O novo pleito foi determinado pela Justiça Eleitoral após o trânsito em julgado de processos de irregularidades na eleição dos atuais prefeitos que implicam indeferimento do registro de candidatura, cassação do diploma ou perda do mandato da chapa eleita em 2020. Os motivos de condenação vão de problemas com a documentação da candidatura, condenações por improbidade administrativa, rejeição de prestação de contas em administração anterior a condenação criminal com perda de direitos políticos.
Em Juazeiro do Piauí, por exemplo, o candidato mais votado para prefeito, Antônio José de Oliveira (PT), ficou inelegível por ter operado uma rádio clandestina e não pôde ser diplomado. Em Itaoca (SP), Frederico Dias Batista (PL) teve o registro de candidatura indeferido por ato doloso de improbidade administrativa. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, ele está inelegível por ter cometido uma série de irregularidades "graves e insanáveis" em 2017 e 2018, na gestão de um consórcio de saúde.
Nos municípios em que foi concluída a revisão biométrica obrigatória, em 2019, os eleitores que não fizeram o cadastro das impressões digitais estão com o título cancelado e não podem votar. O cancelamento havia sido suspenso, devido à pandemia da covid-19, para as eleições de 2020, mas voltou a vigorar neste ano. Para participar do pleito é necessário levar um documento de identidade com foto ou o e-Título.
A votação começou às 7h e será encerrada às 17h, um horário alargado para evitar aglomerações e possibilitar o distanciamento social como medida contra a disseminação do novo coronavírus. Eleitores com 60 anos de idade ou mais têm preferência para votar no período entre 7h e 10h.