Publicidade
Polícia

Violência na Fundação Casa: Justiça afasta diretor da unidade de Franco da Rocha (SP)

Adolescentes relataram ter sido agredidos com chutes, joelhadas, socos e enforcamentos

Imagem da noticia Violência na Fundação Casa: Justiça afasta diretor da unidade de Franco da Rocha (SP)
Publicidade

A Justiça de São Paulo determinou o afastamento de um diretor e sete funcionários do Centro de Atendimento Inicial e Provisório (Caip), da Fundação Casa em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Eles foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo e pela Defensoria Pública pela prática de "abusos físicos sistemáticos praticados contra jovens".

A decisão é do dia 27 de março e dá o prazo de cinco dias para o cumprimento da medida. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 5 mil até o limite de R$ 500 mil.

+ Menores seguem foragidos após fuga da Fundação Casa

Relatos feitos por adolescentes durante as inspeções realizadas pelo Poder Judiciário incluem chutes, joelhadas, socos, enforcamentos e limitação na oferta de água por parte dos profissionais que atuam no local. Em um dos episódios, um jovem teria sido agredido mesmo sofrendo convulsões.

Servidores das áreas de psicologia e assistência social confirmaram as informações ao juiz da Vara da Infância e Juventude. Além disso, segundo o MP-SP, uma testemunha protegida narrou que o diretor chegou a participar de atos violentos contra os internos.

+ SP: Internos da Fundação Casa fogem após atendimento em hospital

Em nota, a Fundação Casa informou que afastou imediatamente o diretor e os servidores denunciados. "A Corregedoria Geral da Instituição também investiga o caso, que corre em sigilo", diz o texto. Um diretor substituto deve ser indicado até a finalização do processo interno, quando um dirigente fixo será definido.

Na decisão, o magistrado Rafael Campadelli Andrade considerou que o quadro de violações presente na unidade só poderá ser interrompido com o afastamento dos envolvidos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade