RJ: Professora é presa em flagrante por racismo contra aluna
Menina tem apenas 8 anos de idade e, segundo a família, a docente já cometeu outros ataques
Uma professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro foi presa em flagrante por racismo contra uma aluna de apenas 8 anos de idade. A criança foi xingada pela docente e, segundo familiares, a menina já tinha sido atacada e xingada pela mulher, que foi afastada pela secretaria de Educação.
Segundo a mãe da estudante, a filha teve dificuldades para ir à escola, na segunda-feira (10). No dia seguinte, a mãe esteve na escola municipal Estados Unidos, no Catumbi, zona norte da cidade.
“Está sendo horrível pra mim, pra ela, não sei o que a gente faz. Ela falou que ‘eu sou isso, a professora falou’. Eu falei pra ela: ‘não filha, você não é. Você é linda’”, disse a mãe, aos prantos.
Segundo a mãe, a primeira ofensa ocorreu na quarta-feira passada. Ela conversou com a diretora da escola, que fez uma ata. Após denúncias e ir com uma patrulha à unidade de ensino, os agentes não poderiam cometer o flagrante contra a professora. Na sexta, a menina foi xingada novamente.
A professora não foi identificada, mas foi presa na última sexta-feira (07), deixando a escola de ambulância após passar mal, sob gritos de “justiça” e revolta dos outros alunos.
Afastada, a secretaria de educação instaurou sindicância para apurar o caso. Ao fim do processo, a mulher pode ser demitida do serviço público. O órgão ressaltou que não admite qualquer forma de discriminação contra alunos, e que o crime deve ser combatido e punido.