RJ: Polícia prende suspeito de provocar incêndio que devastou 2.700 hectares em Valença
Homem de 61 anos foi identificado por meio de imagens de câmeras de segurança
Camila Stucaluc
A polícia do Rio de Janeiro prendeu, na terça-feira (17), um homem de 61 anos suspeito de atear fogo no Monumento da Serra da Beleza, em Valença, no interior do estado. A ação provocou um grande incêndio, devastando aproximadamente 2.700 hectares, sendo 1.500 de matas nativas protegidas pela Área de Proteção Ambiental (APA).
+ Governo vai enviar R$ 514 milhões para combater incêndios na Amazônia
Segundo as autoridades, o homem foi identificado como Sebastião Cloves da Silva. Imagens de câmeras de segurança capturaram a movimentação do idoso, que se deslocou até o local onde foi efetuado o incêndio criminoso e depois fugiu. A motocicleta utilizada por ele no dia foi localizada e apreendida, assim como as roupas e capacete.
“O investigado foi capturado no interior de uma fazenda em local ermo e de difícil acesso na zona rural de Conservatória, não oferecendo resistência. Após as formalidades legais o preso ficará a disposição da Justiça”, disseram as autoridades.
Até o momento, mais de 20 pessoas foram identificadas por provocar incêndios criminosos pelo estado do Rio. No domingo (15), um adolescente foi conduzido à uma delegacia de Petrópolis, juntamente com seu pai. Ele admitiu ter ocasionado o incêndio que devastou grandes áreas de vegetação no distrito de Pedro do Rio e Secretário.
+ Focos de incêndio caem 88% no estado de São Paulo
“É crucial que tenhamos uma resposta firme contra os incêndios criminosos. Precisamos identificar e punir os responsáveis, pois estão se aproveitando da situação climática para realizar queimadas intencionais”, disse o governador Cláudio Castro.