Quadrilha desvia R$ 40 milhões de clientes do Banco do Brasil; funcionários foram aliciados
Policia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro fazem operação contra fraude; informações também foram hackeadas pelos criminosos
A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do estado cumprem 16 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (21), em operação contra a quadrilha que desviou dinheiro do Banco do Brasil. A operação acontece em vários pontos do Rio de Janeiro, Niterói e Baixada Fluminense.
+ Confronto entre facções na Baixada Fluminense deixa um morto e três feridos
Foram mais R$ 40 milhões desviados, em pelo menos um ano, com a ajuda de funcionários concursados.
Os gerentes das agências e terceirizados vendiam senhas para grupos de criminosos por RS 200 mil. Com isso, eles entravam nas contas dos clientes e retiravam o dinheiro, enviando para outras contas, muitas vezes de laranjas.
Pelo menos 11 são investigados por envolvimento no esquema. Materiais eletrônicos de um sistema sofisticado utilizados pelos criminosos também foram recolhidos, como modems e roteadores clandestinos para acessar os sistemas das agências bancárias.
A investigação começou quando funcionários, que não aceitaram entrar no esquema, denunciaram a situação para o banco. Com isso, os órgãos públicos deram início à apuração dos fatos.