Policial civil e oito militares são presos em operação contra milícia no Amazonas
Grupo é suspeito de extorquir parentes de criminosos em ações que simulavam operações policiais
Clayton Pascarelli
Um policial civil e oito policiais militares foram presos, nesta segunda-feira (29), durante uma operação do Ministério Público do Amazonas. Eles são suspeitos de integrar uma milícia que extorquia parentes de criminosos, utilizando abordagens que simulavam ações policiais.
Quatro das prisões ocorreram na sede da Força Tática da Polícia Militar. As demais aconteceram em outras localidades. Segundo as investigações, o grupo usava operações falsas para extorquir dinheiro de familiares de pessoas envolvidas com o crime. Um desses casos foi registrado em vídeo por testemunhas, em fevereiro deste ano.
+ Influenciadora Deolane Bezerra critica decisão de juíza: "Incompetente"
+ Saiba quem é ex-jogador de basquete que agrediu namorada com mais de 60 socos em Natal
Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e nove de prisão. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, R$ 10 mil em espécie e armas de alto calibre.
Um perito da Polícia Civil também foi detido, mas foi liberado em seguida por colaborar com as investigações. Os demais suspeitos devem passar por audiência de custódia.
O envolvimento de policiais militares em casos de extorsão ou desvio de drogas apreendidas tem se tornado recorrente no Amazonas. Somente no ano passado, 18 policiais militares foram presos em três operações do Departamento de Narcóticos. A maioria era da Força Tática.
O comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Klinger Paiva, afirmou que os casos são isolados e que os envolvidos não representam a corporação.