Polícia Civil do DF prende responsáveis por clínica de reabilitação que funcionava como cárcere privado
Ação foi motivada após denúncias encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos da CLDF e ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

Vanessa Vitória
Policiais da 35ª Delegacia estiveram nesta terça-feira (16) na unidade terapêutica localizada na região do Lago Oeste, em Sobradinho (DF), depois de serem acionados pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa (CLDF) e pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).
A comissão e o MNCPT receberam relatos de internos denunciando que eram vitimas de cárcere privado, agressões físicas, restrição de contato com familiares e que recebiam medicamentos de forma irregular, os responsáveis pelos atos, seriam os dirigentes e coordenadores da instituição.
Três responsáveis pela clínica de reabilitação, um de 46 anos e outro de 49, além de um coordenador de 40 anos, foram presos em flagrante pelo crime de cárcere privado.
Vinte e sete internos ouvidos na delegacia confirmaram as denúncias.
Eles também informaram que a comunidade terapêutica tinha capacidade para abrigar 70 pessoas, porém mais de cem homens viviam na clínica.
+Mulher passa mal após ser acusada de furto e denuncia racismo em loja no RJ
+Polícia Federal resgata aves e macacos durante operação contra tráfico de animais no Rio