Publicidade
Polícia

PF faz operação contra quadrilha especializada em fraudes contra INSS no Rio

Agentes cumprem nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão de alvos suspeitos de desviar R$ 8 milhões

Imagem da noticia PF faz operação contra quadrilha especializada em fraudes contra INSS no Rio
Ação busca lideranças de grupo que coordena esquema de fraudes contra o INSS. | Divulgação/Polícia Federal
Publicidade

A Polícia Federal realiza no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (23), uma operação que visa a desarticular uma quadrilha especializada na aplicação de fraudes contra o INSS. No total, são cumpridos nove mandados de prisão, sendo oito preventivas e uma temporária, além de nove mandados de busca e apreensão.

Até a publicação a reportagem, sete investigados já haviam sido presos.

Esta é a segunda fase da Operação Metamorfose, que foi iniciada no início deste ano e desestruturou uma organização criminosa investigada por causar um prejuízo estimado em R$ 8 milhões à Previdência Social.

De acordo com as investigações, os presos ndesta manhã são lideranças do grupo e recolhiam benefícios em nome de pessoas “fictícias” e até mesmo falecidas.

O esquema fraudava benefícios de pensão por morte e o benefício de prestação continuada ao idoso hipossuficiente. Com os benefícios liberados, os criminosos realizavam a abertura de contas em agências bancárias, sacavam os valores depositados e retiravam um cartão para saques futuros.

Os criminosos vão responder na Justiça por organização criminosa, estelionato previdenciário, peculato eletrônico, falsidade ideológica, falsificação e uso de documentos falsos. Somadas, as penas podem chegar a 36 anos e 8 meses de reclusão.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade