Publicidade
Polícia

Operação 404: Ministério da Justiça bloqueia 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais em ação contra pirataria

Policiais cumpriram 30 mandados de busca e apreensão e oito ordens de prisão, sendo cinco no Brasil e três na Argentina

Imagem da noticia Operação 404: Ministério da Justiça bloqueia 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais em ação contra pirataria
Operação 404: polícia apreende computadores em Curitiba (PR) | Divulgação/MJ
Publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou, nesta quinta-feira (19), a sétima fase da Operação 404, força-tarefa contra pirataria que resultou no bloqueio e suspensão de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais, além da remoção de conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas. Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e oito ordens de prisão, sendo cinco no Brasil e três na Argentina.

Segundo o Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP, que coordenou as ações, trata-se de uma grande mobilização internacional de combate a infrações digitais e em defesa dos direitos autorais. Os servidores de busca e páginas e perfis com o conteúdo inadequado também foram derrubados pela operação. Em outra fase da operação, os policiais já haviam identificado que os sites com conteúdos sem autorização também distribuíam vírus.

Material apreendido em Carnaíba (PE) em operação contra pirataria | Divulgação/Polícia Civil
Material apreendido em Carnaíba (PE) em operação contra pirataria | Divulgação/Polícia Civil

+ Polícia Federal prende 6 pessoas por comércio ilegal de ouro em terra indígena do Pará

A operação contou com a participação das Polícias Civis de nove estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. E ainda com a colaboração dos Ministérios Públicos de São Paulo e Santa Catarina.

A ação também se destacou pela cooperação internacional, envolvendo órgãos de aplicação da lei de países como Argentina, EUA, Reino Unido e Paraguai.

+ Polícia Federal vai investigar morte de imigrante no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos

No Brasil, a prática de pirataria é punida com reclusão de dois a quatro anos e multa, além da possibilidade de indiciamento por associação criminosa e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referência ao código HTTP 404, que indica que uma página não foi encontrada. Assim, a principal meta é tornar indisponíveis os serviços que infringem os direitos autorais na internet.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade