Motoristas caem em golpe do falso frete e passam 8 horas em cativeiro em SP; um suspeito é preso
Quadrilha atraiu três trabalhadores para endereço falso na zona sul da capital paulista e os manteve no local sob ameaça
SBT Brasil
Três motoristas foram sequestrados e mantidos por cerca de oito horas em um cativeiro na zona sul de São Paulo após caírem no golpe do falso frete. O caso ocorreu no Parque Rebouças, em uma rua erma usada pela quadrilha para atrair trabalhadores que acreditavam ter sido contratados para uma entrega rápida.
A Polícia Militar conseguiu localizar as vítimas após a esposa de um dos motoristas rastrear o celular e acionar o 190. Um suspeito, de 23 anos, foi preso. Os outros sete integrantes da quadrilha continuam foragidos.
O primeiro alvo foi o motorista de um furgão, contratado para um frete rápido. Ao chegar ao local indicado, ele desceu do veículo e foi surpreendido por criminosos armados.
"Eles colocaram a arma na minha cabeça, pegaram meu celular e fizeram um PIX da minha conta", contou o homem, sob identidade preservada. "Falaram que iam usar meu carro pra transportar uma carga de maconha."
Pouco depois, um caminhão chegou ao mesmo endereço com duas outras vítimas, também chamadas para um suposto transporte de máquinas.
Um dos motoristas relatou: "Na hora que eu desci, ele já grudou no meu braço e falou: 'Aqui já é outra fita.'" Outro completou: "Quando vi a arma apontada para o meu amigo, caiu a ficha que era sequestro."
As vítimas foram levadas para o fundo de uma residência improvisada como cativeiro, com áreas de mata e acesso restrito, e ficaram o tempo todo sob ameaça. Os criminosos diziam que iriam matá-las caso reagissem ou tentassem fugir. Um dos veículos roubados foi encontrado em um desmanche na zona leste.
Como a polícia conseguiu localizar os reféns?
A esposa do primeiro motorista estranhou o sumiço e checou o rastreamento do celular e o GPS do veículo. Os sinais apontavam para dois locais diferentes: o cativeiro, na zona sul; e um desmanche, na zona leste. Com as informações, a PM iniciou buscas.
"As equipes localizaram no fundo de uma residência um indivíduo", afirmou o sargento responsável pela ação. "Ele informou que estava com três vítimas."
As três vítimas foram encontradas assustadas e acreditando que seriam mortas. Um dos criminosos fugiu pela mata.
O suspeito de 23 anos foi preso ao ser flagrado com simulacro de arma, que usou para render as vítimas. O caminhão das vítimas ainda não foi encontrado.
Como evitar cair no golpe do falso frete?
O coronel da reserva Roberto Alves explica que os aplicativos de geolocalização permitem identificar melhor o destino, mas é preciso ficar atento.
"Se houver qualquer dúvida sobre a segurança do endereço, melhor cancelar o serviço. E, se já estiver a caminho e perceber risco, pode acionar a polícia", alerta. "Diante da ameaça, nunca reaja."









