Miss Universo Trans denuncia youtuber americano por transfobia no Carnaval do RJ
Luanna Isabelly assistia ao desfile das escolas de samba na Sapucaí quando foi abordada por youtuber; modelo registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância
Renata Igrejas
A modelo gaúcha Luanna Isabelly, vencedora do Miss Universo Trans 2023, denunciou um youtuber americano por transfobia. O episódio ocorreu na segunda-feira (12), durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, no sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Darren Jason Watkins Jr., conhecido como IShowSpeed, abordou a modelo e perguntou a idade dela. Natural de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Luanna respondeu que tem 28 anos. O youtuber repetiu a idade dela engrossando a voz várias vezes durante o vídeo. Darren também falou: "talvez exista um impostor entre nós", em inglês.
+ Polícia prende homem que agrediu mulher por achar que ela era trans
Naquele momento a Luana não percebeu que o youtuber estava zombando da sua identidade de gênero, mas o vídeo começou a circular no dia seguinte, terça-feira (13), e alguns amigos a alertaram. O vídeo já tem mais de 1,4 milhão de visualizações.
A vítima registrou o boletim de ocorrência na última quarta-feira (14), na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro.
+ VÍDEO: Estrangeiro de 28 anos é baleado durante assalto em bairro nobre de SP
Em nota, a organização do Miss Universo Trans repudiou o ocorrido. "A organização nacional do Miss Universe Trans Brasil vem a público repudiar o ato transfóbico proferido pelo youtuber, streamer, influenciador digital Darren Jason Watkins Jr., mais conhecido como IShowSpeed ou apenas Speed com a Miss Universe Trans Luanna Isabelly na noite do dia 12 de fevereiro de 2024."