Golpe usa Correios para falsa cobrança de taxa em compras online
Bandidos enviam, por e-mail ou mensagem de texto, link para site parecido ao do serviço oficial, que gera um código Pix para pagamento
Uma nova técnica de golpe virtual engana pessoas que realizam compras online, usado os Correios. A empresa emitiu um alerta sobre esses casos - em muitos, as pessoas sequer fizeram compras.
+ Exclusivo: imagens mostram homem que matou idoso fazendo compras com dinheiro da vítima
Nesse golpe, os bandidos disparam mensagens com um link que direciona a um site idêntico ao dos Correios, onde um código Pix é gerado para que o usuário faça o pagamento.
As mensagens, enviadas via e-mail ou por mensagens de texto no celular das vítimas, citam que o pedido está "bloqueado" ou que "pode passar por um processo alfandegário". O golpe segue: "Consulte taxas aplicadas [sic] acesse para mais informações", com o link.
Além do dinheiro, nesse método chamado phishing, os criminosos também obtém informações confidenciais e roubam dados dos usuários.
As mensagens com o link são disparadas e também chegam para pessoas que não fizeram compras online. De acordo com Rafael Franco, especialista em segurança cibernética, muitas pessoas clicam nos links mesmo sem ter feito compras.
Os Correios alertam que, para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o aplicativo oficial para rastrear as encomendas e pagar taxas. Também é indicado verificar o site da empresa e perfis nas redes sociais para obter informações oficiais e confiáveis. Assista à reportagem completa no vídeo acima.