Foragido desde 2019, líder de facção do RS é preso em condomínio de luxo em SP
Criminoso foi localizado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul após nove meses de investigação
Foragido desde 2019, um homem apontado como líder da maior organização criminosa do Sul do Brasil, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), foi preso nesta sexta-feira (19), em um condomínio de luxo na cidade de São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Diogo Henrique Martins foi localizado pela Polícia Civil gaúcha após nove meses de investigação, que culminou na operação Dívida Ativa, deflagrada ontem.
Segundo a polícia, o criminoso liderava uma facção criada no Vale dos Sinos e que atuava nas regiões do Vale do Paranhana e na Serra Gaúcha, distribuindo drogas e cometendo homicídios e extorsões.
O suspeito tinha pelo menos três mandados de prisão em aberto e 12 indiciamentos por crimes como homicídio, tráfico de entorpecentes, extorsão, receptação e roubo com morte.
A investigação policial, a cargo da Delegacia de Capturas (Decap), do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), começou em abril de 2023.
Investigadores descobriram que o criminoso se escondia em um condomínio de luxo na zona oeste da capital paulista, raramente era visto no local e usava o nome falso de Júlio César Vieira.
Segundo a polícia, ele levava uma vida de ostentação: morava em um apartamento com aluguel avaliado em R$ 30 mil e dirigia um Range Rover Velar, veículo que custa cerca de R$ 500 mil.
Agentes fizeram campana perto do local durante dois dias. Assim que conseguiram confirmação visual do foragido, fizeram a abordagem e efetuaram a prisão.
O criminoso foi escoltado para o RS e chegou ao estado sob forte esquema de segurança, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da PCRS. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.