Facções criminosas controlam áreas em 77 municípios do RJ, aponta relatório da PM
Levantamento da inteligência da Polícia Militar revela domínio do Comando Vermelho em 70 cidades fluminenses
Sidney Rezende
Um relatório do setor de inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro revelou que 77 municípios do estado têm áreas sob controle de facções criminosas. O estudo identificou 1.648 favelas, sub-bairros e condomínios sob domínio dessas organizações.
O Comando Vermelho é a facção mais presente, com atuação em 70 cidades, o que representa cerca de 76% de todo o território fluminense.
Um dos motivos apontados para isso é o fracasso das UPPs, que fez com que o crime se expandisse. Com a presença da polícia em áreas até então dominadas, as facções procuraram outros territórios para continuar seus "negócios".
Pelo que podemos observar, a polícia está optando por combater primeiro o CV. Particularmente, penso que o ideal é combater tudo e todos ao mesmo tempo, de maneira organizada e com apoio da inteligência e do governo federal. Sem isso acho difícil fazer o enfrentamento. A polícia não tem todos recursos que precisa para enfrentá-los sozinha.
A pesquisa também apontou que apenas 15 municípios estão livres da influência dessas organizações criminosas. Veja a lista abaixo:
- São José do Vale do Rio Preto;
- Casimiro de Abreu;
- Silva Jardim;
- Mendes;
- Pinheiral;
- Rio das Flores;
- Sapucaia;
- Cardoso Moreira;
- Quissamã;
- Cambuci;
- Italva;
- Carmo;
- Sumidouro;
- São Sebastião do Alto;
- Carapebus.









