Danilo, ex-Corinthians, posa para fotos com policial acusado de integrar esquema do PCC
Danilo aparece segurando uma pistola; ex-jogador diz que não vai se manifestar
![Imagem da noticia Danilo, ex-Corinthians, posa para fotos com policial acusado de integrar esquema do PCC](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FNEWS_e6624bc4ae.png&w=1920&q=90)
Marcos Guedes
Robinson Cerantula
Um relatório da inteligência da Polícia Federal revela que o ex-jogador Danilo Gabriel de Andrade, ídolo do Corinthians, foi fotografado ao lado do policial civil Marcelo Ruggieri, o Xará, preso sob suspeita de integrar uma organização criminosa junto com outros policiais de São Paulo, além de envolvimento com a facção criminosa PCC.
O documento, obtido com exclusividade pelo SBT, mostra que Danilo e “Xará” aparecem juntos em pelo menos duas ocasiões no ano de 2013, quando o ex-meia ainda atuava pelo Corinthians.
As imagens fazem parte da investigação da PF, que envolveu a quebra de sigilo telefônico de diversos alvos na Operação Tacitus, deflagrada em dezembro do ano passado.
A operação mirou um grupo de policiais, incluindo o delegado Fábio Baena e os investigadores Eduardo Lopes Monteiro, Marcelo Marques de Souza (conhecido como Bombom) e Rogério de Almeida Felício.
Na quarta-feira (12), a PF solicitou a conversão da prisão temporária dos agentes para preventiva. A Justiça determinou as prisões nesta sexta-feira (14).
O relatório da PF aponta a relação de Xará com Vinícius Gritzbach, empresário executado no Aeroporto de Guarulhos em novembro de 2024, e destaca imagens do policial sempre portando armas.
Embora a PF não indique um vínculo de amizade entre Danilo e o policial, uma das imagens, de 2013, mostra o ex-jogador segurando uma pistola e abraçando Xará. O policial, sorrindo e bebendo cerveja, também segura uma arma em cada mão. Ao lado, um homem aparece com um fuzil.
Em outra foto, Danilo posa ao lado do acusado em um lago, em um momento aparentemente de lazer.
Além dessas imagens, há registros de “Xará” exibindo armamento pesado, como fuzis com mira de precisão e pistolas.
Outro lado
Questionado sobre a relação, Danilo Gabriel disse que não teria nada para falar sobre o assunto. A defesa de Marcelo Ruggieri, o “Xará”, não foi localizada. O espaço está aberto para eventuais manifestações.