Publicidade
Jornalismo

Donos de escola denunciada por maus-tratos contra alunos são presos em SP

Funcionária registrou crianças sendo humilhadas dentro da creche, localizada no bairro do Cambuci

Imagem da noticia Donos de escola denunciada por maus-tratos contra alunos são presos em SP
Eduardo Mori Kawano e Andrea Alves Moreira
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na noite desta 3ª feira (27.jun), os donos da escola particular infantil do bairro do Cambuci, na região central da capital paulista, denunciada por maus-tratos contra alunos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o delegado responsável pela investigação, Fábio Daré, o casal Eduardo Mori Kawano e Andrea Alves Moreira concordou em se entregar à polícia após negociações com as autoridades. O policial relatou que os dois estavam assustados com a repercussão do caso, e que eles estavam sendo alvos de ameaças.

casal preso na delegacia
Proprietários da escola Pequiá, Eduardo Kawano e Andrea Moreira, se apresentaram à polícia nesta 3ª (27.jun) | Celso Piu

"Eles estavam assustados com a repercussão. E um dos motivos que eles se entregaram também, além da pressão feita pela polícia, foi a ameaça que eles sofreram. Então, sofreram ameaça desde o começo da semana. Ameaça contra a vida deles, ameaça contra familiares, então, uma das negociações foi exatamente essa, não expor a família mais. Então, se eles cometeram esse crime, vão responder na Justiça, não expõe a família", declarou Fábio Daré aos jornalistas, logo após a prisão.

O casal foi preso temporariamente, conforme determinação da Justiça, porém, de acordo com o delegado, a prisão pode ser convertida em preventiva. Andrea vai permanecer detida na delegacia, onde há uma carceragem feminina. Já Eduardo será transferido para outro distrito policial. Os investigadores agora têm 30 dias para ouvir o depoimento dos dois.

Até o momento, ao menos 12 pais e mães de alunos da escola, além de professores, já prestaram depoimento à polícia civil. A investigação foi aberta após uma funcionária da instituição gravar cenas de maus-tratos e humilhação de crianças, dentro da creche.

menino amarrado em poste da escola
Imagens mostram maus-tratos contra alunos em creche do Cambuci, na região central de SP | Reprodução

Em uma das imagens, um menino aparece amarrado, pelo uniforme da escola, em um poste. Já em um vídeo, uma menina de 1 ano e 6 meses é vista sendo obrigada a guardar os brinquedos. Chorando, a bebê é colocada de joelhos, em frente à caixa onde os objetos deveriam ser colocados. "Pode ficar do jeito que eu te coloquei, até guardar, pode olhar para quem você quiser, ninguém vai te socorrer, guarda!", grita a dona da escola a gravação.

Há ainda um registro de um menino sendo humilhado, em frente a outros alunos. Na gravação, uma professora questiona: "E hoje você não fez xixi na roupa por qual motivo? Vou começar a conversar com você e vou gravar as suas respostas. Quando a sua mãe, seu pai, ou sei lá quem vir te buscar, eu vou pegar e colocar aqui a resposta do seu filho para mim. Assim eu provo que louco aqui é você, não eu".

Para o delegado, as imagens revelam "situações vexatórias" às quais os alunos eram submetidos dentro da instituição e, por isso, a princípio, a denúncia contra o casal é por maus-tratos. No entanto, Fábio Daré ressalta que, devido à gravidade dos relatos, Eduardo e Andrea também podem vir a ser investigados pelo crime de tortura.

"Está bastante [caracterizado o crime de tortura], que eu tive o referendo tanto do Ministério Público quanto da Justiça. Então, foi um alívio para mim eles também receberem essa notícia de tortura", concluiu o delegado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade