Política

PL decide seguir com estratégia de obstrução na Câmara para pressionar projeto da anistia

Oposição pede que texto para anistiar presos do 8 de janeiro seja pautado em requerimento de urgência

• Atualizado em

O Partido Liberal confirmou que vai colocar em prática a estratégia de obstrução dos trabalhos na Câmara dos Deputados após uma reunião de Hugo Motta (Republicanos-PB) com a oposição, que pressiona o presidente da Casa para pautar, no plenário, o requerimento de urgência em relação ao projeto que anistia os presos pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Enquanto Motta defende que o texto passe pelo trâmite comum, passando por todas as comissões, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, afirma que o projeto já tem o apoio suficiente de muitos partidos, e mais de 300 votos.

Segundo o deputado, uma negociação com uma comissão especial para analisar o projeto não atende ao partido.

A estratégia de dificultar os trabalhos vale tanto para as comissões quanto para o plenário, com exceção de matérias ligadas ao Orçamento do ano passado e à própria anistia, segundo o parlamentar. No entanto, o requerimento ainda não foi pautado pelo PL.

Deputados governistas, contrários ao andamento da proposta, rebatem os números e calculam cerca de 200 votos favoráveis ao projeto.

“Ninguém está querendo ir para essa pauta. As pessoas sabem, e aqui as lideranças dos partidos do Centrão, sabem que essa pauta paralisa o país e arrasta o poder legislativo por uma crise institucional”, disse em entrevista na Câmara.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), também se reuniu nesta terça com Hugo Motta e disse que ainda não há um consenso sobre o assunto.

Assuntos relacionados

Anistia Política
Golpe
Câmara

Últimas Notícias