Publicidade
Política

Lira quer mudar regras da Câmara para punir brigas entre deputados

Presidente da Câmara disse que embates entre parlamentares estão "quase físicos" e citou projeto que pode suspender mandatos

Imagem da noticia Lira quer mudar regras da Câmara para punir brigas entre deputados
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer endurecer punições contra parlamentares que atuarem contra o Código de Ética | Mário Agra/Câmara dos Deputados
• Atualizado em
Publicidade

Com o aumento de bate-bocas entre parlamentares, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a intenção de tornar regras mais rígidas para os deputados. A intenção, conforme afirmou nesta terça-feira (11), é alterar o regimento com novas alternativas que podem afastar das atividades os deputados envolvidos em desentendimentos e até suspender mandatos.

"Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e - principalmente - aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira", afirmou Lira.

+Janones bate-boca com deputados após se livrar de denúncia por "rachadinha"

De acordo com o presidente, a proposta foi levada aos líderes da Câmara por meio de um projeto de resolução. Além de punições mais severas, a proposta também coloca medidas cautelares contra deputados que atuarem contra o Código de Ética. Conforme apurou o SBT News, o texto passa por ajustes e pode ser votado em plenário ainda nesta terça-feira.

A adequação também transfere as análises para a mesa diretora da Câmara, com avaliação ainda a ser feita pelo Conselho de Ética.

A posição vem após novas desavenças entre parlamentares. Na última semana, um grande bate-boca marcou a sessão do Conselho de Ética após deputados decidirem arquivar a denúncia por "rachadinha" envolvendo o deputado André Janones (Avante-MG). A denúncia afirmava que funcionários do gabinete do parlamentar precisavam devolver parte dos salários - o deputado nega.

A decisão causou alvoroço entre deputados da oposição que defendem a cassação de Janones. A situação escalou a xingamentos e quase virou briga fora da Câmara.

Publicidade

Assuntos relacionados

Política
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade