Bolo no Boulos: pane em avião fez Lula desmarcar mais um compromisso com candidato do Psol
Ausência do presidente nos palanques também é sentida em Fortaleza, onde candidato do petista ultrapassou rivais e figura como um dos favoritos
A pane no avião presidencial, na noite da última terça-feira (1º), rendeu mais um bolo do presidente Lula (PT) no candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL). Lula participaria de uma live de Boulos nesta quarta (2), mas cancelou o compromisso.
+ Avião trazendo Lula faz pouso em Brasília após susto com pane no México
Não foi a primeira vez que Lula deixou de participar de eventos de campanha do candidato apoiado por ele na maior cidade do país. Antes de embarcar para o México, Lula não compareceu em duas agendas do deputado federal na capital paulista.
A equipe do candidato foi comunicada poucos dias antes, após Boulos ter anunciado a presença do presidente em caminhadas na Zona Sul e na Região Leste de São Paulo. A justificativa foi que Lula havia decidido, justamente, ir para o México participar da posse de Claudia Sheinbaum, eleita a 1ª presidente mulher da história do país.
Os assessores de Boulos não esconderam a frustração. Ainda mais diante do cenário eleitoral indefinido demonstrado pelas pesquisas de intenção de voto a pouco dias da votação. Os levantamentos apontam a dificuldade de Boulos de abrir uma margem que garanta uma vaga no segundo turno.
Durante todo o processo eleitoral, Lula fez apenas duas agendas junto a Boulos, ambas em 24 de agosto.
O presidente, no entanto, deve reaparecer na campanha de Boulos nos últimos minutos. Está prevista a participação dele em uma caminhada na Avenida Paulista, no sábado (5), véspera do primeiro turno.
Fortaleza
A ausência de Lula também é sentida nos palanques de Fortaleza. Na capital do Ceará, o candidato petista Evandro Leitão ultrapassou os adversários -- como o candidato à reeleição José Sarto (PDT), apoiado por Ciro Gomes – e figura como um dos favoritos, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.
+ Catorze ministros de Lula tiram férias ou licença na reta final da campanha eleitoral
Pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza divulgada na última quarta-feira (25) mostrou um empate técnico na liderança entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). O candidato do partido do ex-presidente Bolsonaro registrou 27% das intenções de voto, e o petista 25%.
O cenário apertado na reta final, assim como na capital paulista, inflama o descontentamento com a ausência de Lula. Leitão tem contado apenas com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, nos eventos de campanha.