Publicidade
Polícia

Megaoperação cumpre mais de 80 mandados de prisão contra suspeitos de integrar facção criminosa

Foram cumpridos 88 mandados de prisão em Fortaleza, interior, outros estados e no Distrito Federal

• Atualizado em
Publicidade

Uma megaoperação da Polícia Civil cumpriu mais de 80 mandados de prisão contra pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa de origem cearense.

Foram cumpridos 88 mandados de prisão, sendo 43 contra pessoas em liberdade e 45 contra detentos que já estavam recolhidos no sistema prisional por outros crimes.

A operação ocorreu em quase todas as Áreas Integradas de Segurança de Fortaleza, na Região Metropolitana e no interior do Ceará, tanto no Norte quanto no Sul do estado. Também houve registros de prisões em Luiz Correia, no Piauí, em São Luís, no Maranhão, e em Brasília, no Distrito Federal.

+ Hytalo Santos: Justiça bloqueia R$ 3,8 milhões do influenciador por não pagamento de mansão

+ Justiça do Rio decide que acusados pela morte do ator Jeff Machado vão a júri popular

Entre os presos, a maioria responde pela atuação dentro da facção criminosa. Também foram detidos suspeitos de homicídio doloso. Segundo dados da Polícia Civil, entre janeiro e julho foram 1.668 presos por assassinato e 1.131 por envolvimento com organizações criminosas.

Além das prisões, foram apreendidas armas e drogas, e a Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 13 milhões das contas dos suspeitos.

"Essa ação é mais uma forma de enfrentamento ao crime organizado, em que buscamos tirar de circulação esses criminosos e bloquear o patrimônio", afirma o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutierrez.

As investigações começaram há dez meses. Segundo a Polícia Civil, todos os presos possuem ficha criminal e pertencem à mesma hierarquia dentro da organização, atuando em funções diferentes.

O delegado titular da Draco, Thiago Salgado, detalhou o trabalho de investigação: "identificamos cada um deles, qual seria a conduta, onde residiam e qual era a função dentro dessa organização criminosa de origem cearense. Após individualizarmos a conduta, representamos junto ao Poder Judiciário".

Publicidade

Assuntos relacionados

Polícia
Tráfico
Ceará
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade